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Objetivo
Prover aos participantes um acréscimo de conhecimento sobre o automóvel através do estudo de sua evolução e de sua história, além do entendimento de sua fundamental importância na evolução da humanidade.
Perfil do Participante
Jovens e adultos, estudantes, profissionais, colecionadores e/ou aficionados, interessados em participarem dos cursos profissionalizantes nas 06 modalidades de Restauração de Veículos;
Material Didático
• O Automóvel e sua História
Apostila ilustrada e encadernada
Programa
• O automóvel do início do século XX ainda herda uma forte influência do período das carruagens; Amostra das configurações de carrocerias utilizadas no período;
• O movimento Art Noveau ditas as regras estéticas, inclusive nos automóveis;
• O momento é de experimentação no mundo automotivo, quando inventores independentes apresentam alguns dos mais exóticos veículos da história;
• O processo de produção artesanal e semi-artesanal e o costume de se encomendar carrocerias especiais para construtores independentes;
• Carros movidos a vapor e a eletricidade dividem as ruas com os movidos por motores de combustão interna; Ainda não se sabe qual das tecnologias será a dominante;
• Nasce o Mercedes Simplex, que se estabelece como importante referência a ser copiada pelos concorrentes;
• Henry Ford apresenta seu Modelo T;
Anos de 1910
• A “Brass Era” (Era do Latão) prossegue até aproximadamente 1914;
• As carrocerias são construídas a partir de uma estrutura de madeira revestida geralmente em aço ou alumínio e exigem mão de obra altamente especializada;
• Surgem os Cyclecars;
• Henry Ford implanta a linha de montagem móvel, que tem como uma de suas características a redução do uso de mão de obra especializada e a redução de custos de produção; Para inaugurar o sistema ele escolhe o seu Modelo T, que ajuda a colocar a América e o mundo sobre rodas;
• Eclode a Primeira guerra Mundial; O papel do automóvel no conflito;
• O automóvel começa a virar uma febre e inspira até mesmo manifestações artísticas;
• Após o conflito, o automóvel caminha para um período de consolidação de sua indústria e começa a adquirir uma linguagem própria, cada vez mais distanciada das carruagens que os inspiraram;
Anos de 1920
• A grande prosperidade econômica estadunidense nos anos 20 e o extremismo político em países europeus;
• O ápice da produção do Ford Modelo T e sua substituição pelo Modelo A;
• Os reflexos do início da massificação do automóvel para a sociedade;
• Os avanços tecnológicos, o início da “Era do Rádio” e sua influência na sociedade;
• Charleston, Flappers e a Era do Jazz;
• A “Lei Sêca”nos EUA e a proliferação do crime organizado;
• A produção de modelos populares como o Austin Seven e Peugeot Quadrilette;
• O uso da madeira como elemento estrutural das carrocerias começa a dar lugar a carrocerias totalmente metálicas;
• O surgimento da tinta DUCO encurta o tempo de secagem na linha de produção;
• Henry Ford e Alfred P; Sloan: diferentes visões na produção e venda de automóveis;
• Paul Jaray fundamenta as bases da aerodinâmica aplicada aos automóveis;
• A quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque em outubro de 1929 muda a face da economia dos EUA e do mundo;
Anos de 1930
• A Grande Depressão dos anos 1930 e a falência de inúmeros pequenos fabricantes de automóveis de luxo;
• A influência do movimento artístico Art Deco no design dos automóveis e o surgimento do estilo Streamline Design, que “aerodinamiza” os automóveis, tornando-os mais atraentes e estimulando a economia de consumo;
• Nos EUA, o Chrysler Airflow e o Lincoln Zephyr mostram o caminho para carros de série mais aerodinâmicos;
• Na França, a Citroën apresenta o Traction Avant, o primeiro carro com carroceria autoportante produzido em série na história;
• O surgimento do KDF Wagen em 1938, na Alemanha nazista;
• A Fisher Body Co; apresenta o “Turret Top”, permitindo pela primeira vez o uso do teto totalmente em aço nos carros de produção;
• Encarroçadores independentes como Figoni & Falaschi e Bohlman & Schwartz desenvolvem algumas das carrocerias mais exóticas de todos os tempos;
• Nascem os fabricantes japoneses Toyota e Datsun;
• Começa a Segunda Guerra Mundial na Europa;
Anos de 1940
• A 2ª Guerra Mundial e o redirecionamento da indústria automobilística para o esforço de guerra na primeira metade da década;
• O racionamento de petróleo e matérias primas imposto pela guerra;
• O nascimento do Jipe, resultado do esforço de guerra;
• O automóvel americano na segunda metade dos anos 1940: Cada vez maior e mais confortável;
• O automóvel na Europa: Carros pequenos e econômicos;
• Nasce o tail-fin, conhecido no Brasil como “rabo-de-peixe”;
• O Ford Customline salva a marca da falência nos EUA;
• Nascem as marcas Ferrari, Porsche, SAAB e Land Rover;
• A Jaguar lança um de seus maiores clássicos, o XK 120;
• Tucker Torpedo: Seus avanços e seu desaparecimento prematuro;
• A evolução nos processos de produção e no design das carrocerias;
Anos de 1950
• O boom econômico estadunidense se reflete na opulência e extravagância de seus carros, frutos de uma era de otimismo, muito dinheiro e sonhos com o futuro;
• A ascensão da cultura popular americana;
• Os Tail-fins (Rabos-de-peixe) de Harley Earl e Virgyll Exner;
• As Dagmars (garras de pára-choque ogivais);
• O Rock-and-Roll nasce inspirado nos automóveis;
• A recuperação econômica da Europa no pós guerra, com a construção de carros pequenos e econômicos, acentuando a diferença entre os conceitos norte-americano e europeu de como deve ser um automóvel;
• A evolução nos processos de produção e no design das carrocerias no período;
• Hollywood promove e influencia a indústria automobilística americana;
• A popularização do câmbio automático nos EUA;
• A General Motors introduz o primeiro carro de série produzido em fibra-de-vidro, o Corvette;
• A Citroën revoluciona o mundo automotivo lançando seu inusitado DS 19;
• A Fiat apresenta seu ultra compacto 500;
• A BMC apresenta seu revolucionário Mini, o primeiro a adotar o motor transversal dianteiro;
Anos de 1960
• A Guerra do Vietnam, a cultura pop, a contra-cultura, a música, a economia, a política e sua influência no mundo do automóvel;
• O fim dos tail-fins (rabos-de-peixe) e início do uso de linhas retas nas carrocerias;
• O primeiro contra-ataque da indústria automobilística estadunidense como resposta ao início da invasão das marcas japonesas e européias;
• A polemica gerada por Ralph Nader, o Chevrolet Corvair e o início dos direitos do consumidor;
• O surgimento do Ford Mustang e sua forte influência na indústria automobilística;
• Pony-cars e Muscle-cars, marcos americanos no setor dos esportivos;
• Os carros esporte italianos e o surgimento da Lamborghini;
• A Porsche apresenta o 911 e a Jaguar o Tipo E;
• NSU, um carro com mecânica revolucionária e com um design à frente de seu tempo;
• Renault 16 e o início da bem sucedida trajetória dos hatchbacks;
• A Honda entra no ramo dos automóveis;
• O primeiro “boom” da indústria automobilística brasileira;
• O regime militar no Brasil e sua influencia na indústria automobilística;
• A trajetória da Willys-Overland, Vemag e Simca, os modelos desenhados para o Brasil e sua absorção pelas marcas Ford, Volkswagen e Chrysler;
• A General Motors investe em seu primeiro automóvel fabricado no Brasil, o Opala;
Anos de 1970
• As crises do petróleo e seu forte impacto na indústria automobilística norte-americana e mundial;
• Os modelos AMC Gremlin, Chevrolet Vega e Ford Pinto marcam o início de uma nova ofensiva dos EUA contra a invasão dos modelos japoneses e europeus;
• A era do downsizing nos modelos americanos;
• A corrida espacial entre EUA e URSS coloca na superfície da Lua os jipes lunares;
• A chegada do Chevette e o início da ampliação da linha de modelos Chevrolet fabricados no Brasil;
• A italiana Fiat chega ao Brasil com um modelo derivado do 127;
• Golf, Passat e Scirocco, a marca da Italdesign, Giorgetto Giugiaro e Aldo Mantovani na Volkswagen faz escola;
• A Volkswagen do Brasil lança modelos como o Brasília e o SP2, marcos da capacidade nacional no desenvolvimento próprio de novos modelos;
• A década vê a ascensão e queda da Chrysler do Brasil e seus modelos V8 baseados na linha Dart americana;;
• Os Alfa-Romeo brasileiros, únicos da marca do Cuore Sportivo fabricados fora da Itália, sofrem no período sua maior evolução;
• A evolução nos processos de produção e no design das carrocerias no período;
Anos de 1980
• Os avanços tecnológicos do período (Air-bags, Cd-players, ônibus espaciais, computadores pessoais, etc);
• A política, a economia e suas influências no Brasil e no mundo (As diretas já, a hiperinflação, a queda do muro de Berlin, o massacre da Praça de Tien an men);
• O Trabant como símbolo do atraso e da falência de um regime;
• A primeira marca japonesa de automóveis a se instalar em solo estadunidense e o histórico acordo Toyota-GM; O “Toyotismo” substitui o “Fordismo” como paradigma a ser seguido pela indústria;
• A crise da Chrysler e seu renascimento pelas mãos de Lee Iacocca, da plataforma “K” e das minivans;
• Renault Espace e Chrysler Caravan, protagonistas de uma nova era e do surgimento de uma nova categoria, a das minivans;
• O sonho mal sucedido de John Zacary De Lorean e o processo de produção empregado no DMC 12;
• O Yugo e sua tentativa de se impor no mercado estadunidense;
• Fiat Panda e Fiat Uno, exemplos históricos da competência da Italdesign e seus protagonistas, Giorgetto Giugiaro e Aldo Mantovani;
• A breve incursão da Lamborghini no mercado dos utilitários;
• A Fiat brasileira exporta para a matriz;
• Audi Quattro, Porsche 959, Ferrari F-40, VW Bus T3, BMW E-30, E-34 e E-31, Jeep Cherokee: Marcos da indústria automobilística;
• O Pontiac Fiero e seu exótico processo de produção;
• O Ford Taurus e sua histórica liderança do mercado estadunidense de sedans, frente à Honda e Toyota;
• Brasil: O maior produtor mundial de veículos fora-de-série; A era da fibra-de-vidro;
• Carros mundiais no Brasil: Escort e Monza mudam os paradigmas em sua categoria;
• O Gol da Volkswagen estréia com a missão de substituir o Fusca;
• A Gurgel lança o BR-800, primeiro veículo inteiramente brasileiro produzido em série;
Anos de 1990
• Computação gráfica e realidade virtual mostram o caminho dos novos projetos de automóveis;
• Os telefones celulares e a internet revolucionam as comunicações e a era da informação se consolida;
• Os utilitários esportivos e os esportes radicais indicam mudanças de comportamento nos consumidores;
• Honda/Acura NSX e a primeira carroceria construída inteiramente em alumínio;
• A Chrysler surpreende o mundo com os lançamentos ousados do Dodge Viper e Plymouth Prowler;
• A Ford indica novos caminhos para o design, com seu New Edge Design;
• A Renault inova com seu monovolume urbano Twingo e apresenta sua própria minivan, a Scénic, que também passa a ser produzida no Brasil;
• O polemico design do americano Chris Bangle é apresentado ao mundo através do Fiat Coupé;
• Walter de Silva dá nova vida à marca Alfa-Romeo com o modelo 156;
• A Mercedes-Benz apresenta seu SLK, conversível de capota rígida, após a Honda lançar o DelSol, onde um robô recolhe o teto em alumínio e o guarda no porta-malas;
• Em uma inusitada associação entre um fabricante de relógios de pulso e uma montadora, nasce o SMART, apontando os caminhos para os carros urbanos do futuro;
• A onda “retrô” toma conta da indústria automobilística a partir do Volkswagen New Beetle;
• O melancólico fim da Gurgel mata a esperança de uma marca genuinamente brasileira;
• No Brasil são reabertas as importações no início da década, levando a uma total revolução na indústria local a partir do final dos anos 1990, quando começam a chegar os chamados New Commers, tais como Honda, Toyota e Renault;
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